sábado, 23 de abril de 2011

a paixao pela destruiçao é criativa



Quem foi Bakunin?:

Mikhail Alexandrovich Bakunin nasceu em 30 de maio de 1814 em Premukhimo, Rússia. Bakunin é conhecido como um dos pais do anarquismo moderno.

Filho de proprietário de terras Bakunin teve acessos aos estudos e em 1837 começou a estudar a filosofia hegeliana. Três anos depois iria para a Universidade de Berlim estudar filosofia. Ali desenvolveu atividades políticas. Viajou pela Europa entre 1843 e 1848, onde pode conhecer Karl Marx e Proudhon. Em 1849 Bakunin foi preso e condenado à morte por sua participação na insurreição de Dresden. A pena de morte foi trocada pela sua extradição para a Rússia. Ficou preso em São Petersburgo e depois exilado na Sibéria, onde fugiu para o Japão e depois para a Suíça. Na Polônia não teve sucesso em organizar movimentos anarquistas. Em 1868 Bakunin fundou a Aliança Internacional da Democracia Social. Seu desejo era fundi-la com a Associação Internacional de Trabalhadores, na qual Karl Marx era líder. Marx e Bakunin se desentenderam durante o Congresso de Haia e Bakunin foi expulso da Associação Internacional de Trabalhadores.

Bakunin defendia a união de todos os povos eslavos e acreditava que os problemas sociais estavam na centralização da autoridade e do Estado. Para Bakunin a descentralização das organizações levaria o desenvolvimento dos homens. Bakunin criou associações para tentar unir os anarquistas de todo o mundo. Bakunin apoiou a Comuna de Paris em 1871. Retirou-se para Lugano em 1873 e morreu em Berna, Suíça, em 1º de julho de 1876.

"Pegue o mais ardente dos revolucionários, dê-lhe o poder absoluto. Dentro de um ano ele poderá se tornar pior do que o próprio Czar." M. A. Bakunin.

Livros de Mikhail Alexandrovich Bakunin selecionados:

• Estatismo e Anarquia - MIKHAIL A. BAKUNIN
• Deus e o Estado - MIKHAIL A. BAKUNIN http://www.duplipensar.net/artigos/2006-Q4/mikhail-bakunin-o-poder-que-cega.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário